Certificações em TI: MCP, MCTS,MCIP….

Você já andou se perguntando  qual o significado das milhares de siglas e certificações que as vagas de emprego em TI andam exigindo? Uma coisa que eu sempre achei estranha foi o discurso de que “sobram” vagas em TI no Brasil, os empregadores falando que faltam profissionais qualificados. Aí você, meu amigo, formado em TI e nunca consegue uma entrevista de emprego pois as vagas às quais se candidata exigem conhecimentos com siglas que, muitas vezes você nunca ouviu falar. Pois é, a área de TI é ingrata mesmo, não basta uma graduação na área e inglês fluente. Isso é passado e obrigatório assim como saber ler e escrever. É o mínimo. Temos que nos especializar cada vez mais para continuarmos em uma profissão que nos exige estudo constante, senão ficamos literalmente perdidos. Vou começar a pesquisar e postar aqui as certificações mais solicitadas pelos empregadores, começo hoje com as da Microsoft: MCP, MCTS, MCIP… e por aí vai! Veja o Significado:

Profissional de TI
A certificação Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS) permite que profissionais de TI enfoquem tecnologias específicas e se destaquem dos demais demonstrando proficiência e conhecimentos aprofundados.
A certificação Microsoft Certified IT Professional (MCITP) permite que profissionais de TI demonstrem habilidades avançadas de planejamento, implantação, suporte, manutenção e otimização de infraestruturas de TI.
A certificação Microsoft Certified Desktop Support Technician (MCDST) permite que profissionais de TI demonstrem habilidades técnicas e de atendimento ao cliente na área de solução de problemas operacionais de hardware e software nos ambientes Microsoft Windows.
Com a certificação Microsoft Certified Systems Administrator (MCSA), os profissionais de TI podem demonstrar sua capacidade de administrar ambientes de rede e sistema baseados nos sistemas operacionais do Windows. As especializações incluem a MCSA: Messaging e a MCSA: Security.
Com a certificação Microsoft Certified Database Administrator (MCDBA), os profissionais de TI podem demonstrar sua capacidade de projetar, implementar e administrar bancos de dados no Microsoft SQL Server.
Com a certificação Microsoft Certified Systems Engineer (MCSE), os profissionais de TI podem demonstrar sua capacidade de projetar e implementar uma solução de infraestrutura baseada no sistema operacional Windows e no software Windows Server. As especializações incluem a MCSE: Messaging e a MCSE: Security.
Com a certificação Microsoft Certified Business Management Solutions Specialist, os profissionais de TI podem demonstrar sua proficiência no uso do Microsoft Dynamics e de produtos corporativos relacionados.
Com a certificação Microsoft Certified Business Management Solutions Professional, os profissionais de TI podem demonstrar sua proficiência no uso do Microsoft Dynamics em uma destas três áreas: Aplicações, Desenvolvedor ou Instalação e Configuração.
Desenvolvedor
A certificação Microsoft Certified Professional Developer (MCPD) permite que profissionais de TI demonstrem habilidades abrangentes em design, desenvolvimento e implantação de aplicações em uma determinada atividade profissional. Essas certificações mostram que você tem as habilidades necessárias para realizar o trabalho com sucesso.
A certificação Microsoft Certified Application Developer (MCAD) permite que profissionais de TI demonstrem sua capacidade de usar tecnologias da Microsoft para desenvolver e manter aplicações de nível departamental, componentes clientes desktop ou Web ou serviços de dados back-end.
A certificação Microsoft Certified Solution Developer (MCSD) permite que profissionais de TI demonstrem sua capacidade de projetar e desenvolver soluções corporativas de ponta com as tecnologias, plataformas e ferramentas de desenvolvimento da Microsoft e o sistema operacional Windows.
Certificações Avançadas
O programa Microsoft Certified Master permite que profissionais de TI experientes demonstrem e validem sua capacidade de projetar e implementar soluções que atendem os requisitos mais complexos das empresas.
O programa Microsoft Certified Architect reconhece e oferece uma certificação avançada para os arquitetos que trabalham em empresas.
Usuário doméstico e corporativo
Um Microsoft Certified Application Specialist (MCAS) tem habilidades avançadas no uso do 2007 Microsoft Office System e do Windows Vista para os negócios.
Um Microsoft Office Specialist (MOS) é mundialmente reconhecido por suas habilidades avançadas no uso dos softwares de estação de trabalho da Microsoft.
Instrutor
Com a certificação Microsoft Certified Trainer (MCT), os profissionais de TI podem demonstrar sua capacidade de ministrar cursos de treinamento da Microsoft para profissionais de TI e desenvolvedores.
A credencial Microsoft Certified Learning Consultant (MCLC) reconhece os Microsoft Certified Trainers (MCTs) cujas atividades profissionais passaram a incluir consultorias frequentes oferecidas a clientes. Esses MCTs são especialistas em design e fornecimento de soluções de aprendizado personalizadas.

Fonte: http://www.microsoft.com/learning/pt/br/certification/view-by-name.aspx

Mais Informações: http://www.microsoft.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s